Clínica Psicológica Dasein 
Terapia: você não precisa, merece ! 
Início      Quem somos
Imprimir esta páginaAcrescentar aos Favoritos
Esquerda 
A "Clínica" - Dasein Psicológica
 
A Clínica Psicológica Dasein foi inaugurada em 01 de Julho de 2005, com uma proposta diferenciada de oferecer aos seus clientes, acesso à psicologia e aos seus respectivos benefícios, mediante a combinação de dois fatores essenciais: O profissionalismo e preparo de seus psicólogos, aliado a uma infra-estrutura muito bem dimensionada, possibilitando a todos, descobrirem e utilizarem todo o potencial e capacidade que possuem, para lidar com as dificuldades da vida, que nos são impostas. Alcançando bem estar e qualidade de vida para aqueles que a buscam, assim como aos que convivem com estes.
A clínica está preparada para atender a todas as faixas etárias, sejam crianças, adolescentes ou adultas, bem como, assistir ao indivíduo e sua família. Os profissionais especializados, em contínuo aperfeiçoamento, estão atualizados para atender até as mais recentes descobertas realizadas pela ciência. Capazes de diagnosticar desde pequenos transtornos psicológicos, como distúrbios crônicos de ordem neurológica. Preparados para a elaboração de diagnósticos, bem como, de Laudos Psicológicos de alta complexidade, avaliando desde questões emocionais momentâneas, como avaliações mais complexas que possibilitem traçar perfis de personalidades, que direcionem de forma mais concisa o processo psicoterapeutico.
.
.
O SIGNIFICADO DE DASEIN - "SER-NO-MUNDO"  
 
A palavra Dasein vem do Alemão e significa Ser-aí.
Obs.: Na língua portuguesa a pronúncia é “Dazáin”.
 
Se analisarmos a palavra, teremos:
- Da que significa: .
- Sein que significa: ser, existência ou ente.
 
O Ser-aí expressa o imediatismo e o inevitável, características da condição existencial.
O “aí” é a abertura para o mundo iluminado e compreensivo.
A característica básica do Dasein é a sua abertura para perceber e responder a tudo aquilo que está em sua presença.
A utilização do termo Dasein é contemporânea, surgindo como fenômeno, isto é, como algo que se mostra a si mesmo. O Filósofo e Pensador, Martin Heidegger, re-significou a palavra Dasein para a expressão ser-no-mundo. “Ser” e não “Estar”; no sentido de existência e co-existência, e não de permanência ou passagem. Não se trata do homem interagir com o mundo, pois nesse caso daria a entender que pessoa e o seu ambiente são coisas distintas. Trata-se da relação e co-existência e até interdependência, entre pessoas e / ou ambiente, isto é entre “Daseins”. Medard Boss, um seguidor de Heidegger caracteriza o existir humano, o “ser-ai”, o “Dasein” primordialmente como o ser de co-existir e existir com os outros. Mostra-nos as várias maneiras deste co-existir, existir com os outros, através de características fundamentais e primordiais do ser humano: o compreender primordial (o atuar e mexer com as coisas anterior ao que comumente chamamos “cognição”), o dizer (discursar, no sentido de mostrar algo) falando, escutando e silenciando. Estas características imbricam-se na afinação, na disposição. A totalidade interlaçada dessas características, desta estrutura total M. Heidegger chama de “sorge”- a “cura”, ou melhor dizendo o cuidar e zelar para algo. concisa o processo psicoterapeutico.
.
.
O SIGNIFICADO DA BORBOLETA - A IMAGEM DA ALMA  
 
Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário de suas irmãs mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. No imaginário humano, porém, ambas estão relacionadas à alma. Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta. Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta). Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos-, também é utilizada na cultura oriental. No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal. No Vietnã, sua presença exprime longa vida, mas, nesse caso, é devido a uma coincidência fonética: duas palavras com pronúncia semelhante significam “borboleta” e “longevidade”.
 
Revista da Folha, 02 de abril,2006
[por Deborah Giannini]
.
URL Curta
 
 
 
QR Code
Tel. (11) 3681-9455 - Cel. (11) 9.5416-1011 Oi - daseinpsicologia@hotmail.com
Rua Ângelo Máglio, 58 - Vila Yara - Osasco - SP - Cep 06020-020